terça-feira, 20 de março de 2012

O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO

Nos últimos dias tenho tentado desesperadamente, voltar a escrever e consequentemente publicar algo. No entanto, não consigo agrupar as ideias necessárias para a publicação de alguma coisa interessante. Fundamentalmente nada me parece ser relevante neste momento.

É diante de tal problemática estabelecida, que opto em escrever sobre o não escrever, o pensar no porque de não pensar. As pessoas ao que me parece, necessariamente sempre estão atras de uma explicação racional para tudo a sua volta. Estamos inevitavelmente o tempo inteiro querendo respostas aos nossos grandes dilemas da vida. Sendo assim quando nos deparamos com práticas cotidianas que nos parecem inúteis e desnecessárias, de imediato ficamos indignados pois, não conseguimos compreender.

Por que obrigatoriamente precisamos estar o tempo inteiro preparados para falar e escrever sobre as coisas da vida? Na verdade isso nunca pode acontecer, ainda mais se tratando de filosofia. A arte de pensar e refletir as coisas do mundo a nossa volta não pode ser dogmática, não deve seguir um roteiro metódico, apesar de ser necessário alguma organização minima. No entanto, é fundamental que sempre tenhamos esta compreensão, de que o exercício de produção intelectual não pode ser algo forçado, que venha atender a uma demanda imediatista. Deve ocorrer de maneira natural, somente assim a construção do conhecimento será possível.

3 comentários:

  1. O SER HUMANO TEM UMA CAPACIDADE INCRIVEL DE PENSAR SOBRE INUMEROS ASSUNTOS,SO QUE NA HORA DE COLOCAR NO PAPEL AS IDEIAS MEIO QUE VÃO SE PERDENDO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua contribuição, na verdade quanto mais praticarmos a atividade da escrita, melhor será nosso resultado.

    ResponderExcluir
  3. é realmente tentamos buscar uma explicação, pra tudo principalmente pras coisas que são mais pequenas, e que acabam sendo significativas.
    Não adianta muito querermos, ter as respostas pois, muitas vezes com as respostas viram mais perguntas, e isso acabara virando um circulo vicioso, minha opinião pelo menos.

    ResponderExcluir