segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Viver e Morrer

Há séculos perguntamos o que há após a morte, muitos acreditam em várias coisas, eu já prefiro responder que não sei, pois nunca morri para saber e não conheço alguém que morreu mas retornou para contar como é. Nessa linha de pensamento chamo a atenção para uma das últimas frases do filósofo Sócrates, condenado a beber cicuta (veneno), que pronuncia um discurso elogioso sobre a morte, destacando o desconhecimento que o homem tem de sua real natureza, e elencando as duas hipóteses: a da morte ser um sonho eterno e uma ausência de sentidos ou uma simples passagem para um outro mundo, regozijando-se com ambas. E termina, afetando a necessidade de encurtar a sua defesa torpe: "Mas já é hora de nos retirarmos, eu, para morrer, e vocês para viverem. Entre vocês e eu, quem está melhor? Isso é o que ninguém sabe, excepto Zeus". Eis então um bom assunto para debate, quais são suas crenças? Para onde vamos? Quem está melhor, os vivos ou os mortos?

O texto acima foi elaborado por Joice Neves

2 comentários:

  1. Já a os mortos não poderei falar pois não faço parte do grupo, mas se eu fará não poderei falar como é, pois estarei morto.

    ResponderExcluir
  2. Cara Joice, na verdade seu texto vai de encontro ao objetivo do Blog, é isso mesmo a idéia e gerar a discussão, lógico que temas polemicos como Morte, sempre tem mais impacto. Acredito que a discussão acerca da morte esteve sempre presente no imaginário humano. Daí, com o passar do tempo, conforme as civilizações foram desenvolvendo suas culturas, a morte foi ganhado significações diferentes. Assim sendo não cabe a nós, que somos resultado da cultura judaíco-cristã, uma definição completa e acabada da morte.

    ResponderExcluir