segunda-feira, 18 de julho de 2011

SUPERAÇÃO!

Quando falamos do conceito superação, muitas pessoas acabam por cair na vala comum da auto-ajuda. De forma alguma desejo incorrer sobre o referido erro, gostaria de trabalhar a problemática da superação em outra perspectiva.
Ao passarmos de nossos limites nos superamos, primeiro mostramos para nós mesmos que não existem limites para aquilo que desejamos fazer. É bom sempre lembrarmos de Schopenhauer (1788-1860) , filósofo alemão que refletia sobre o seguinte aspecto "nada está tão ruim que não possa ficar pior". Pensando nessa óptica, quando temos a impressão, te que temos certeza que as coisas estão completamente perdidas, estamos completamente enganados. Certa vez alguem me disse que, quando chegamos ao fundo poço, podemos ficar felizes, pois é só colocar os pés no fundo e nos levamtarmos. Lembrando sempre que ainda as coisas podem ficar pior.
Apesar de todo o pessimismo, é necessário ressaltar que todos os dias de nossas vidas, de certa maneira nos superamos. Acreditar não faz mal a ninguém, quando conseguimos nos convecer de que podemos transformar as coisas a nossa volta, minimamente estamos em paz conosco.

Um comentário:

  1. As pessoas podem achar que é pessimismo acreditar que “nada é tão ruim que não possa piorar”, mas não é pessimismo, isso é óbvio, pois a vida não é um algo programado ou proporcional, quer dizer, se uma pessoa muito querida por mim falecer hoje, isso não muda o fato de que outra pessoa querida pode morrer amanhã. Para os que acreditam em sorte ou azar, dirão que é um azar absurdo, mas eu chamo isso de vida, uma caixa de surpresas.

    ResponderExcluir