quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Educação e mudança!

Na busca de motivação para a vida, sem me rebaixar a utilização da autoajuda, encontrei outro caminho, que também não foi a reigiosidade. Agora pretendo caminhar pelo conceito da emancipação humana por intermédio da educação.
Segundoo pensador Wolfagang Leo Maar "a única concretização efetiva da emancipação consiste em que aquelas poucas pessoas interessadas nesta direção orientem toda a sua energia para que a educação seja uma educação para a contestação e para a resistência". Sem dúvida alguma este sim é um debate importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Devemos caminhar na direção de transformação do mundo a nossa volta a partir do desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, que por muito tempo deu mostras de estar falido. Mas gostaria de conduzir o debnate para além dos limites da educação institucional, é necessário discutirmos como devemos conceber o conceito de educação fora dos muros escolares.
De fato não é uma tarefa muito fácil, na verdade extremamente dificil, pois demanda de um empenho praticamente sobrehumano dos brasileiros, que ao longo de sua formação cultural não deram conta de resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário